quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Botafogo Campeão da Taça Guanabara

Fala geraldinos!

A pedidos do amigo Beto, encaminho parte de um email resposta a ele ao blog da geral!

Pois é, vejam o que são as coisas. Eu estive no Engenhão justo naquele fatídico 6 a 0, e se não dou razão, compreendo perfeitamente a atitude do agora famoso advogado 'queima camisa'. Foi demais da conta. Resisti ao primeiro tempo, mas logo no quarto gol saí do estádio, como praticamente todos os de maior sensatez. Mas deu no mesmo, tive que esperar o trem das 10h, ou seja, o fim do jogo, naquela estação lotada de botafoguenses incrédulos. Enfim, disso não falo mais.

Mas não foi exatamente esta derrota que nos salvou? Infelizmente, em clubes como o BFR, sempre administrado com amadorismo travestido de paixão (seja com Bebetos ou Maurícios da vida), necessitam deste tipo de situação pra tomar medidas duras e necessárias.

E não é que o Joel fez mágica? Sinceramente, não vejo outra palavra a não ser "magia" para descrever o que ele fez em tão pouco tempo. O cara mantém aquela mesma equipe bisonha, com aqueles caras que ninguém mais aguenta ver, e consegue o milagre de extrair as poucas gotas de vinho (ainda que nacional) em meio a tanta água do Cocô-Beach. O cara é foda mesmo!

Mas esse é o futebol, esse é o meu (o nosso!) Botafogo. "Há coisas que só acontecem ao Botafogo...". Ainda bem que 'coisas' também podem ser boas.

É isso, jogamos com inteligência, determinação e eficácia, à la futebol inglês/alemão, e levamos o título com TODOS OS MÉRITOS! Talvez nunca tivemos tanto mérito. Não fui ao jogo contra o Flamengo, estava cansado, puto e determinado a cumprir a minha promessa de não perder meu tempo com asneiras. Vi pela TV e o que vi foi um filme ao contrário de 2007, se é que me entendem. Exceto pelos roubos que, é claro, nunca vão estar ao nosso favor.

Animado, fui comprar meu ingresso pra final, e o que vi foi um ambiente de absoluta certeza dos vascaínos, tão carentes de títulos, de que já estava tudo ganho. Fiquei 3 horas na fila em GS. Não foram quaisquer 3 horas, foram 3 horas debaixo de um sol de 40 graus. Tudo pelo Botafogo!

No sábado, andava ali pelo Largo dos Leões (pra quem não sabe, onde há pouco mais de 100 anos, numa reunião após uma troca de bilhetes durante uma aula de álgebra, surge o mote deste texto), perto de onde moro, um senhor já bastante idoso me aborda. Elegante, parecia sair do trabalho. Mal conseguia falar, tive que me esforçar para ouvir ele me perguntar se íamos ganhar amanhã. Eu imediatamente respondi: "claro! Não tenho dúvida! Agora então eu tenho certeza!". E ele: "pois saiba que eu torço por esse clube muito antes de seus pais nascerem e já vi de tudo, meu filho; vou confiar em você!". E me cumprimentou efusivamente. Não sei o que deu em mim mas aquele senhor me fez ter certeza que levaríamos a taça. Fosse em outras ocasiões, com meu peculiar pessimismo pé-atrás, teria dito: " Não sei, vamo ver...quem sabe".

Aí veio domingo. Vou tranquilo ao Maraca, certo de que daqui a algumas horas não teria mais voz. Me poupando, sozinho. Concentrado.O Maraca tava bonito, muito mais vasco, mas como sempre a torcida do fogão ganhando na garganta. E fui ao jogo com a camisa da Geral! E assim, com a camisa da Geral, tinha certeza que ia dar Botafogo. E deu.

E essa vitória veio no momento certo, agora o presidente não pode perder a chance de lançar um projeto de sócio torcedor decente e angariar um bom patrocinio para trazer um verdadeiro camisa 10 e mais reforços de verdade. Por que não me iludo, esse time é limitado e precisa ter mais volume de jogo se quiser almejar algo digno de ser almejado pelo Botafogo. Mas em matéria de dirigentes, eu não espero mais nada...

E o meu amigo João Bruno, alagoano de Maceió, que está fazendo mestrado aqui no RJ comigo, botafoguense como nós, estava em SSA no Carnaval. Recomendei que ele fosse na geral ver o jogo e deu certo. Virou amuleto, assim como a camisa da geral e o senhor do Largo dos Leões. E como o Caio, claro! rs.

É isso aí pessoal, é por essas que pra mim ser conduzido pela Estrela Solitária sempre será um imenso prazer!

Vamos que vamos, e da-lhe Fogão (de 6 bocas, alta eficiência no cozimento do bacalhau.rs.)!

Abraço a todos os amigos da Geral!

S.A.
Pedro Alijó
Rio de Janeiro-RJ

2 comentários:

  1. Fala Pedro!
    Um texto como esse não poderia ficar apenas em uma caixa de e-mails (risos.
    Agora rumo ao título da Taça Rio e consequentemente do campeonato carioca
    S.A

    ResponderExcluir
  2. Peu
    Escrever bem vc aprendeu sozinho, entretanto, a magia, paixão e o amor pelo Botafogo de Futebol e Regatas vc herdou do seu pai e bisavô, Paulo Azeredo, o maior presidente que o clube já teve em todos os sentidos.
    Beijos
    Eduardo Alijó

    ResponderExcluir